Revista EPTIC abre chamada sobre “Estudos críticos, comunicação e esportes”

homeHeaderTitleImage_pt_BR

A REVISTA EPTIC, produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), informa que está aberta até o dia 30 de setembro a chamada de trabalhos para a edição de jan.-abr. 2016, vol.18, n.1 que terá como tema de seu dossiê temático “Estudos críticos, comunicação e esportes”.

2016 é o ano dos Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro, evento que ocorre pela primeira vez na América do Sul. As Olimpíadas fecham um ciclo de três megaeventos esportivos que ocorreram no Brasil em sequência, tendo como antecedentes a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 – tendo antes ainda os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Relegada em muitos momentos, a discussão sobre esportes nas Ciências da Comunicação cresceu bastante por conta dos megaeventos, que pautam diariamente noticiosos e conversas do dia a dia. Muitos deles, destacadamente o futebol, servem como uma das principais representações culturais de diferentes países do mundo e, por conta disso, são apropriados de distintas maneiras por diferentes indústrias, dentre as quais estão as indústrias culturais. Tendo em vista que a análise econômica dos esportes, ou quando a indústria os toca, é estudada, ainda que não necessariamente com maior profundidade, por pesquisadores de outros eixos teóricos, percebemos que a análise de mercado oriunda da apropriação deste tipo de bem cultural se coaduna com os objetivos teórico-metodológicos da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC).

Neste sentido, a Revista EPTIC  propõe debater a partir dos estudos críticos a relação das indústrias culturais com os esportes. São aguardados artigos que relatem pesquisas sobre casos específicos desta relação, assim como textos teóricos, com a sugestão dos seguintes subtemas de interesse: políticas do esporte; relações de poder e atividade esportiva; megaeventos esportivos; direitos de transmissão de eventos esportivos; espetáculo esportivo; o trabalho nos esportes; o espectador dos esportes; star system; marketing esportivo; publicidade e propaganda nos esportes.

Normas

Além do dossiê, o periódico, avaliado como B1 pelo Qualis Capes (Área CSA1), segue recebendo contribuições para as suas outras sessões. A Revista Eptic  recebe colaborações, na área de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, em forma de Artigos, Ensaios, Relatos de Pesquisa, Entrevistas e Resenhas inéditos em periódicos nacionais e anais de eventos – a não ser que seja uma outra versão do artigo -, que poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês. Exige-se dos autores das seções ARTIGOS E ENSAIOS e DOSSIÊ TEMÁTICO a titulação mínima de mestre e que os mesmos sejam resultantes de estudos teóricos e/ou pesquisa. A seção INVESTIGAÇÃO aceita artigos, fruto de pesquisa em desenvolvimento ou concluída, também de mestrandos e doutorandos.

A revista segue com chamada aberta até o dia 15 de julho para o dossiê  “CINEMA: SUA POLÍTICAS E ECONOMIA”.

Prazo final para envio: 30/09/2015.

Coordenadores  do Dossiê temático: Prof. Dr. Édison Gastaldo (Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias) e  Prof. MSc. Anderson D.G. dos Santos(Universidade Federal de Alagoas)

Posted in EPnoTICias, Todas as Noticias.